quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O colesterol faz parte do seu vocabulário..


O colesterol parece ser uma daquelas palavras que estão no vocabulário de toda a gente. E é provavelmente uma das maiores fontes de rendimento da industria farmacêutica.

Se às vezes se sente um pouco confuso sobre esta conversa à volta do colesterol, aqui está um simples resumo sobre o realmente precisa saber.

O colesterol só é encontrado em alimentos de origem animal.

Existem dois tipos de colesterol : o colesterol da nossa dieta e o colesterol no sangue. O colesterol da dieta é o colesterol encontrado em alimentos, e apenas alimentos de origem animal o contêm, isto porque os corpos dos animais produzem naturalmente esta substância, semelhante à gordura. Quando  come um alimento de origem animal (ovos, laticínios, carnes, marisco) o colesterol que está ingerir é o produzido pelo corpo de um animal. Alimentos à base de vegetais não contêm qualquer colesterol, por isso, se no supermercado encontrar uma embalagem de manteiga de amendoim com a indicação de "sem colesterol"  pense no marketing da coisa, pois o colesterol simplesmente nunca existiu naquele produto.

O colesterol é essencial para a sua saúde.

Mesmo que não coma alimentos de origem animal, tem que viver com o colesterol produzido pelo seu corpo. Isso porque o nosso fígado produz colesterol que acaba por ser necessário para várias funções-chave do nosso organismo, incluindo a produção  de vitamina D e outras substâncias que ajudam a digerir os alimentos. Embora o colesterol seja vital, não é considerado como sendo um nutriente essencial para o nosso organismo, como a vitamina C ou o potássio que apenas é obtido a partir dos nossos alimentos. Isso porque o nosso corpo produz todo o colesterol que necessitamos.

Há "bons" e "maus" tipos de colesterol no sangue.

Os dois tipos de colesterol no sangue que normalmente se ouve falar com maior frequência, são HDL (o "bom" tipo ) e LDL (o tipo "mau"; ). HDL e LDL são as chamadas proteínas portadoras de colesterol chamadas lipoproteínas. HDL é "bom" porque transporta o colesterol para longe das artérias e acaba por voltar para o fígado, onde ele pode ser removido do seu corpo. O LDL "mau" tem o efeito oposto. O excesso de  LDL pode levar a uma acumulação de gorduras, que pode entupir as artérias mais estreitas, e cria as inflamações. Esta sequência  de acontecimentos pode levar a uma ruptura brusca  no circuito sanguíneo criando um coágulo, que por sua vez pode causar um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

O colesterol da dieta pode não impactar o colesterol no sangue, tanto quanto se pensa.

Muitos médicos pensavam que o consumo de colesterol na nossa dieta adicionado ao colesterol que corpo produz naturalmente, acumula um nível único de colesterol no sangue, aumentando o risco deste coagular . Os dados estatísticos mostram, que por cada aumento de 1% no colesterol total no sangue existe um aumento de 2% no risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Estudos recentes demostraram a progressão do colesterol no organismo tem comportamentos distintos, dependendo da sua origem, isto é produzido pelo próprio organismo ou ingerido através a alimentação, pelo que é difícil concluir a evolução do colesterol como uma soma das partes.

Muitos estudos revelam unanimidade que decisão de substituição de alimentos como manteiga e queijo com gordura animal, por manteiga de amendoim, abacate e azeite,  pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca.

Em resumo : o que todos nós precisamos é ter uma alimentação equilibrada, comer menos açúcar e alimentos processados com carne animal, e tentar comer mais vegetais e legumes, frutas, cereais, feijões e até  lentilhas. Não é fácil, mas também não deve ser fácil recuperar de um AVC, ou ataque cardíaco, pense só 1 minuto neste último paragrafo, releia se necessário.  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário