quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Angkor Wat - Camboja - 7º Maravilha do Mundo- Património da Humanidade

A Ásia com os seus encantos consegue nos surpreender em cada novo  sítio que passamos. Em pleno Sudeste da Ásia, deparamo-nos com uma cidade abandonada que atravessa grande parte do Noroeste do Camboja. A capital do império Khmer ostenta uma inacreditável área de 200 km2, embora recentes pesquisas apontem para 3000 km2. Foi considerada a maior cidade do mundo daquela época, com um complexo sistema de diques, canais e um reservatório de água para abastecer a cidade com uma extensão de 8 km de comprimento por 2km de largura, dezenas de templos e palácios com as suas imponentes torres, indescritíveis, construídos com um número incalculável de pedras. Um lugar misterioso que permanece inesquecível para quem por lá passa. Há quem a considere um dos tesouros arqueológicos mais importantes do mundo. Uma das maravilhas do mundo é certamente! A sua história é riquíssima e entristece saber que durante tantos anos, esta preciosidade foi esquecida no meio da selva.  Descoberta por franceses, hoje conta com dezenas de monumentos a visitar. Tem uma história riquíssima e uns detalhes que continuam visíveis, mesmo para nós uns leigos na matéria e que a visitamos de passagem. Não vou descrever a sua história, porque essa pesquisa só por si faz-nos viajar no tempo! Mas não resisto em destapar um pedacito do que vi. Não por ser o templo mais conhecido, ou o mais falado, mas a visão do templo Ta Prohm, completamente dominado pela natureza é apenas extraordinário!!! Um lugar de culto que actualmente só me faz lembrar um filme de terror. Não me interpretem mal, mas aquelas raízes gigantescas parecem uns tentáculos que engolem aquelas imponentes paredes de pedra cheias de relevo. Um dos fenómenos da natureza que mais me impressionou até hoje, confesso! Assustador ou não, é um lugar onde damos largas à imaginação! E se a criatividade não for o nosso forte, basta relembrar a cena do filme “Lara Croft: Tom Raider” com a Angelina Jolie. Um dos muitos cenários únicos e memoráveis. Por mais tentador que seja, não coloquem este templo como o vosso objectivo da visita. Cada templo tem a sua particularidade ou deverei dizer… suas particularidades, dignos de contemplação. Confesso…só me vem à cabeça o inimaginável e magnífico templo Bayon! Não consigo encontrar um adjectivo à sua altura! Mas mais não digo…


A esta altura, perguntam “Porque visitar uma cidade de templos durante 2 ou 3 dias?!” E eu respondo: “E porque chegamos ao final do dia, após andar kms, ainda queremos continuar???!” Será aquele cenário no meio da selva, aquele silêncio, a antiguidade, a ornamentação, a  arquitectura, os impressionantes vestígios de engenharia, ou aqueles segredos escondidos?! Não sei! Só sei que ficamos com a sensação de estar noutra época, de estar num sítio diferente de qualquer outro no mundo! Aquela sensação ao entrar por aqueles sítios adentro, observar os detalhes, imaginar o seu significado, tentar perceber o que pensavam na altura, olhar pela janela e ver um cenário de contrastes, subir aqueles degraus e a céu aberto conseguir ver tudo o que o rodeia…domina-nos! Sentir o silêncio! E mesmo com aquela temperatura quente, não conseguimos parar. Só mesmo nas sombras das árvores que nos vão surgindo a cada passo. Árvores com centenas de anos, que nos deixam boquiabertos… É um misto entre natureza e obra do homem que nos faz viajar no tempo! E porque os fenómenos da natureza insistem em nos acompanhar, de repente, o Sol radioso é substituído por nuvens que trazem uma chuva torrencial mas refrescante. Mas nem assim nos convencem! Vestimos as capas da chuva, e continuamos a  explorar.  E para que não se assustem, existe a possibilidade de fazer a visita de tuc-tuc. Acompanha-nos até junto dos vários templos, se assim o desejarmos, ou então, optamos por passear pelos pequenos trilhos e utilizar o tuc-tuc nas maiores distâncias. 
Só não existe argumento para não visitar um dos sítios mais ricos e emblemáticos do mundo! Imperdível!

Para quem estiver interessado nalgumas dicas práticas para que possam usufruir o máximo de tempo possível a explorar esta surpreendente cidade perdida, contacte.

Sem comentários:

Enviar um comentário