segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Regras de Ouro das Finanças Pessoais.

Regras de Ouro das Finanças Pessoais.

Quando se trata de finanças pessoais, as pessoas adoram ter regras de ouro. Exemplo disso são :
- O seu património líquido deve ser igual ao produto entre sua idade e o seu salário anual dividido por dez.
-  Regra dos 20/4/10 ao comprar um carro: 20% de entrada, não mais de 4 anos de empréstimos, e a prestação não dever ser superior a 10.0% do ordenado mensal
- Não deve gastar mais do que 2,5 vezes o seu rendimento familiar numa casa.
- O seu orçamento familiar deve ter 50% gastos fixos, 30% discricionários, 20% de poupança ou pagamento de dívidas.
- A percentagem de exposição a Acçoes na sua carteira pessoal deve ser igual 1 menos a sua idade.
- O seu fundo de emergência deve cobrir X meses de despesas, onde X é a taxa nacional de desemprego percentual.

Bem, há uma nova regra de ouro chamada  “Teste das 10 Vezes” 

“Teste das 10 Vezes” 

O Teste das 10 Vezes foi mencionado pela primeira vez no site:  Pirates of Financial Freedom e tem sido muito bem recebido. O que se trata então este teste das 10 vezes? Ao comprar algo que quer (e não algo que precisa), deverá ter pelo menos dez vezes esse valor na sua poupança. Por exemplo, se você quer gastar 50 euros num jantar num restaurante TOP, deverá ter pelo menos uma poupança de 500 euros. Se este não for o caso, isso significa que gasta mais de 10% das suas economias em algo que não precisa. Este teste é aplicável a todos, desde os mais pequenos, que começaram agora a poupar, que temos o exemplo da tablete de chocolate, até aos mais graúdos e com rendimentos mais elevados, como por exemplo o milionário que quer comprar um Ferrari.
E então, isto quer disser que não nunca vou comprar nada?! - perguntam vocês.
Se o meu  objecto não passar o teste, isso significa que nunca o vou poder comprar? Claro que não! Na verdade, um dos grandes motivos para normalizar as suas finanças é justamente para que possa torrar dinheiro, mais tarde,  em coisas divertidas que não precisa! O que o teste diz, é que deve atrasar a sua compra. Não está a dizer a si mesmo que "não", mas sim: "ainda não".
"Mas eu quero aquilo agora!!!!"
Provavelmente pode pensar em muitas razões para adiar a sua compra, e será o mais correto... na teoria. Mas não se importa, não é? Só quer aquele iPhone 6 128 GB, o mais rapidamente possível. Este teste só ajuda se na verdade precisar. Então como passar o teste mais rápido?

Obter algum dinheiro rápido
Para passar o Teste das 10 Vezes, precisa de aumentar sua poupança. Isso significa que precisa de dinheiro. Portanto, vamos explorar algumas maneiras de o obter o quanto antes.
Aumente as suas receitas: horas extras no trabalho pode ajudar. Fazer um trabalho freelance. Ensinar aos outros algo que domina e leve dinheiro por isso …. ser um assistente pessoal de uma pessoa rica, cozinhar almoços para os outros, inclua os vizinhos e venda as refeições ou os doces. Existem milhares de idéias online para saber como realizar o dinheiro extra - certamente vai encontrar um que gosta.
Vender coisas: precisa de todas as coisas que tem no seu armário, arrecadação  ou sótão (Dica: a resposta é não.) Vender  e obter o dinheiro , OLX, EBAY, COISA.COM, etc.. 
Cortar despesas até ao limite: “Encerramento económico"  Missão Troika, é hora de cortar tudo e cancelar muitas contas que não sejam essenciais (especialmente as recorrentes) se possível por um mês. Ao invés de gastar 90% do seu rendimento e poupar  10%, como toda a gente recomenda, tente apenas gastar 50% do seu rendimento.
Concentre-se em três grandes custos: Se se concentrar em cortar as grandes despesas: habitação, transporte e alimentação. Que tal rentabilizar o seu apartamento de férias além dos meses de Verão? Utilize o www.airbnb.com , e coloque o dinheiro recebido no seu fundo de emergência. Caso não tenha, talvez seja melhor pensar nisso, certo?! Bicicleta ou transporte público a cada duas semanas, e deixar o seu carro na garagem. Ver o meu post anterior sobre dicas de poupanças.
O passado é o passado
Se não usa o Teste das 10 Vezes, talvez não esteja a ser o mais financeiramente responsável em geral, certo? Está na hora de mudar isso. Assuma o controle de seu destino financeiro hoje!
Partilhe da riqueza

Você conhece alguém que pode beneficiar deste conselho? Partilhe com eles! Afinal, os amigos não deixam de ser amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário