sábado, 17 de janeiro de 2015

5 dicas sobre saber Ouvir !

Há dias encontrei no WSJ um artigo muito interessante sobre ouvir os outros, a autora é  Elizabeth Bernstein. Eu passo a resumir : Você realmente ouve as pessoas que falam consigo ?! Sabe ouvir os outros ?! Conheça 5 pontos que deve ter em conta para ser um bom ouvinte.
1. Procure por sinais de que uma pessoa quer falar consigo  - e sinalize a sua disposição para a ouvir.  Sempre que alguém quer realmente "conversar", páre o que esta a fazer e preste atenção. 
2. Deixe a outra pessoa explicar o que tem em mente ou a sua ideia.  Reconhecer a realidade e o pensamento da outra pessoa é uma virtude. Reconhecer sentimentos de outras pessoas, especialmente os sentimentos negativos, são um passo na melhoria na comunicação. Isso é mais difícil do que parece.
3. Estimule a pessoa a elaborar, perguntando sobre questões abertas, fazendo barulhos de escuta, sentando-se de uma forma que mostre que esta a tomar atenção, tente manter o contato visual.
4. Repita o que está a ouvir, para mostrar que entendeu o que ouviu.
5. Faça perguntas e oiça de forma a tentar ajudar na procura de uma solução - mas não mostre pressa em resolver as coisas.
Ouviu  ?!


Sem comentários:

Enviar um comentário