terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O que faltou dizer sobre como Poupar em 2015

Há sempre ideias que ficam por dizer quando falamos de melhorar a sua situação financeira. Abaixo enumeram-se algumas que ficaram por referir para poupar dinheiro em 2015. Caso tenha mais alguma ideia a acrescentar, por favor, envie uma mensagem no Blogue.

1.       Se não tem deverá criar um  fundo de emergência. Isso até pode não parecer uma dica para poupar dinheiro, mas é. Se não tiver um  fundo de emergência (mais ou menos no valor de 3-6 meses de custo de vida),  numa eventualidade, poderá ser forçado a tomar algumas decisões financeiras menos adequadas como falei no meu último post. Exemplificando: utilizar o cartão de crédito para pagar essa eventualidade, com taxas de juros entre os 20% e 35%, bom negócio muitas vezes para a gestora de cartões de crédito, mas péssimo negócio para si. Outro exemplo é recorrer a sociedades financeiras, como a Cofidis, sim concedem-lhe aquele empréstimo, mas segue a mesma lógica, ou seja, elevadas taxas de juro que acabam com qualquer tentativa de poupança a curto/médio prazo.  
 2.       Pagar dívida em cartões de crédito, poupará dinheiro se conseguir livrar-se das taxas cobradas pelo cartão. Como funciona um cartão de crédito ou um crédito pessoal da Cofidis em 3 passos ?!:  Primeiro: o pagamento da compra, por exemplo 500 euros, segundo passo: pagamento da despesa apresentada no extrato do cartão, de 20 a 50 dias de crédito após a compra (20 dias no caso efectuar a compra no último dia antes do encerramento do extracto, e 50 dias se for no primeiro dia do novo extrato). Terceiro passo: após o encerramento do extrato, há 20 dias em geral que o Banco ou entidades gestora do cartão vão exigir o pagamento da compra, do modo que definido (100%, 50%,30% , 10% do valor da compra). Caso decida pagar apenas 10% da compra equivale, no nosso exemplo, a pagar apenas 50 Euros no mês seguinte à compra, e os 450 Euros remanescentes permanecem em crédito. No próximo mês a sua defesa não será 50Euros mas 10% do novo valor da dívida: 461.25 Euros (450 euros x 30%/12 meses= 2.5% ao mês). No final  a sua compra de 500 Euros ficou-lhe em mais alguns Euros. Caso opte pela opção de pagamento de 100% do seu cartão de crédito, ganha os 20 a 30 dias de crédito e não paga juros, ou seja, a sua despesa de 500 Euros fica-lhe em 500 Euros! No caso de créditos concedidos por sociedades financeiras como a Cofidis, a lógica é a mesma mas pelo que sei em vez de pagar uma percentagem do valor emprestado, paga prestações fixas, sendo que o restante fica em divida às  abulosas" taxas que aparecem naquelas letras miudinhas. 
 3.       Use o cartões de fidelidade, se é cliente do Continente aproveite o  cartão continente e as promoções, aprenda a usar o cartão e a dar pistas a quem gere o cartão, sobre qual o produto que você  até comprava mas não aquele preço. Ou seja compre 3 ou 4 produtos de uma vez e na próxima compre só um, o algoritmo ir detetar que você está em falta com a compra dos restantes produtos. Transforme pontos do Galp Frota em telecomunicações da MEO, transforme pontos da MEO em chamadas telefónicas. Substituía as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras.
4.    Modere os seus vícios, se  fuma tente o cigarro eletrónico, faça as contas anuais e compare. Se bebe, beba um copo de agua antes das refeições os seu estomago ficara mais cheio pelo que não vai ingerir tanta bebida alcoólica. Faça as contas com base nos gastos anuais.

5.       Instale um APP no teu smartphone ou insira um lembrete na sua agenda relativamente ao prazo ideal para comunicar a contagem da água, luz e gás. Se tem crianças distribua essas responsabilidades por eles, deixe-as contribuir para a gestão do orçamento doméstico da água, luz ou gás,  e estabeleça incentivos monetários a poupanças energéticas. 

6.       Analise produtos ou serviços que paga e não usufrui como o ginásio, cartões com anuidade, quotas de clubes,  serviços TV por Cabo.

7.       Mantenha-se saudável. Lave as mãos com frequência para reduzir probabilidades de “apanhar” alguma coisa, faça exercícios regularmente e coma bem. Manter-se saudável evita pagar por consultas médicas e medicamentos, e reduz as hipóteses de faltar ao trabalho. 

8.       Desligue da energia coisas que não usa como DVD, Hi-Fi, playstation, wii .. etc .

9.       Utilize informação de sites ou páginas do facebook sobre descontos, e que apresentam comparação de preços: “Poupadinhos e com vales" (FB), www.kuantokusta .pt.

10.   Veja a avaliação da sua casa para efeitos de IMI, e se for caso disso reclame. Vai ver que vai conseguir poupar qualquer coisa, a DGI não actualiza automaticamente as avaliações embora actualize alguns dos seus ponderadores. Visite o site da DECO e saiba mais sobre este assunto.
Sinta-se à vontade para adicionar quaisquer ideias de poupança às minhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário