quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O Lado B da Vida.

É um novo ano e no mundo toda a gente faz resoluções,... Este ano é que vais ser !!. Normalmente, os objetivos consistem em fazer algo novo ou então acrescentar  um hábito positivo para o dia a dia : voltar ao ginásio ,  começar  o “running”, fazer um Blogue…, fazer dieta, ganhar mais dinheiro, etc.
Mas basta chegar à terceira semana do mês de Janeiro, para a maioria das pessoas começar a  pensar em desistir .  Começam a receber emails do Ginásio a dizer que sente a sua falta, aparecem súbitas votades de comer um BigMac, ou um gelado na sobremesa, …..e depois do mal feito , vem o redimir  da situação… o falhanço das novas resoluções, o fim das ambições para  o novo ano.

Nunca fez mal a ninguém logo no início do ano,  planear, sonhar com objetivos e metas a atingir, ser positivo quanto ao futuro, mas há quem diga que há outras maneiras de melhorar a nossa vida.
Um estudo que encontrei na internet acrescenta uma ideia interessante, relativamente à nossa maneira de pensar, pelo menos à maioria. Imagine se em vez de acrescentar qualquer coisa nova na sua vida, em cada ano que passa, tentasse o contrário, como reduzir qualquer coisa na sua vida que na verdade é um peso muito pesado para si.

Aliviar carga, talvez um caminho alternativo para uma vida melhor.
Este conceito designado por Via negativa é uma frase latina usada na teologia cristã para explicar uma maneira de descrever Deus, centrando-se sobre o que ele não é, e não o que ele é; compreender qualidades positivas da divindade é uma tarefa considerada impossível para o senso comum.
Via negativa também pode ser usada para descrever uma forma inversa "negativo" de melhorar a sua vida, o chamado lado B da vida; em vez de se concentrar no que você faz, a atenção volta-se para o que na verdade não faz. Esta ideia tem duas vertentes principais: ir cortando faseadamente os maus hábitos na sua vida, e evitar de todo maus hábitos.

Acabar com os maus hábitos / Desvantagem
Nassim Taleb, no livro Antifragile, argumenta que a melhor maneira para uma pessoa ou organização para se tornar Antifragile (algo que se ganha com as vicissitudes da vida) é diminuir essa sua desvantagem. Uma desvantagem é composta por coisas, pessoas, açcões, hábitos, ou sistemas que acabam por nos tornar  vulneráveis à volatilidade e ao risco. Por exemplo, ter um empréstimo pessoal  não é um problema quando se tem dinheiro para pagar as chamadas prestações, mas assim que se  perde um  emprego,  o empréstimo torna-se  de repente num problema muito grande.
Mas as desvantagens pode criar outras desvantagens, mesmo quando a volatilidade não existe. Tomemos o exemplo dos empréstimos pessoais novamente. O dinheiro que utiliza para pagar o empréstimo,  é o dinheiro que poderia ter sido usado para fins mais produtivos como começar um negócio, tirar um curso, fazer qualquer coisa que lhe acrescentasse valor. Uma desvantagem... pode limitar as suas opções na vida.

Reduzir - Subtrair
O tabagismo é uma enorme desvantagem para a sua saúde; remoção do hábito de fumar da sua vida oferece mais benefícios do que a adição de mais exercícios à sua rotina diária e proteína na sua dieta.
Dependências tóxicas são uma desvantagem para o seu bem-estar emocional e psicológico. Basta perguntar a alguém se já passou por um determinado vício, para nos apercebermos da qualidade de vida que foi recuperada.

Reduzir - Subtrair - Não só pode eliminar apenas os maus hábitos, sendo uma forma altamente eficaz para melhorar a sua vida, como também se pode tornar uma via muito mais fácil do que criar um bom novo hábito. Hábitos bons geram motivação e força de vontade para seguir em frente na vida. Mas não fazer nada é muito mais simples. Por exemplo, se estiver muito acima do seu peso normal , a mudança para uma dieta baixa em hidratos de carbono vai acabar por lhe retirar peso, mas não é fácil. Eliminar os refrigerantes, por outro lado, é uma coisa relativamente fácil, e apresenta-se como um bom caminho para a procura de resultados.

Todos nós temos um enviesamento para acrescentar coisas, é difícil nos concentrarmos em reduzir uma desvantagem; reconhecemos quando as coisas correm bem, mas não conseguimos perceber quando algo correu mal. Este preconceito manifesta-se igualmente na forma como as empresas compensam os seu colaboradores. Grande parte da empresas premeiam mais generosamente a equipa de gestão  que toma risco de negócio e ganha dinheiro que, a equipa de gestão que desenvolve uma estratégia prudente na tomada de risco e mantém o património da empresa.

A história diz, que no longo prazo, a estratégia de prudência se tem revelado a melhor no caminho do sucesso – normalmente não se faz dinheiro quando a empresa vai à falência!

A ideia da Via negativa tem sido bastante é usado pelos profissionais, aqueles que acabaram por ser selecionados pela evolução: os grandes mestres de xadrez costumam ganhar para não perder; as pessoas  tornam-se ricos fugindo a falência ; as religiões são principalmente sobre interdições; a escola da vida que é sobre o que evitar.

Existem algumas pessoas muito inteligentes e talentosos cujas vidas são muito complicadas, e apesar dessas qualidades não conseguem sair do buraco onde se meteram.  Tudo isto porque adicionaram uma desvantagem totalmente desnecessária, através de erros evitáveis. Se não se tivessem preocupado em acrescentar coisas, simplesmente teriam evitado vícios, filhos fora do património, maus negócios, bens como  dívidas, a sua vida teria sido muito diferente do que a que têm agora.

Não fazer nada teria dado a essas pessoas uma vida melhor do que eles têm agora.
Seguindo Via negativa pode parecer uma maneira defensiva e de aversão ao risco de viver. Mas por se concentrar no que você não faz, você realmente colocar-se em posição de ser mais agressivo com a vida. O homem que nunca foi preso, não tem dívida, e não tem o drama que vem com maus relacionamentos tem mais oportunidades apresentadas a ele e mais dinheiro, energia e força de vontade para aproveitar essas oportunidades quando elas aparecem; o homem que se foi embora a vida cometendo erros estúpidos, não ?!

Inverter. Inverter sempre
O grande matemático alemão Carl Jacobi tinha uma máxima sobre como abordar problemas de matemática difícil: "Inverter. Sempre Inverter . "Muitas vezes a melhor maneira compreender um problema é abordá-lo para trás. Se serve para matemática provavelmente serve para a nossa vida.

Será que este ano perguntou a si próprio  "O que eu vou fazer para ser uma pessoa melhor?" Ou "Que tipo de pessoa quero eu ser?" Inverter a essas perguntas e perguntar: "O que não  vou fazer para ser uma pessoa melhor? "e" que tipo de pessoa é que eu não quero ser? "
Fiquei surpreendido com estas ideias, de começar a partir das respostas a estas questões e utilizar a via negativa.

Se tem coisas que não fazem sentido na sua vida, é acabar com elas. Reduzir uma desvantagem é ganho imediato e visível. Páre de fumar, livre-se de pessoas tóxicas em sua vida, páre de perder tempo na internet em joguinhos que não lhe acrescentam valor, pare de comer junk food e comida processada, faça qualquer coisa por si.

Se já eliminou um conjunto de maus hábitos da sua vida, utilize a ideia da via negativa para o próximo nível de eliminações, pode até eliminar algumas hábitos que acha que são bons para si, mas será na verdade a única maneira de conhecer outras  formas de fazer a mesma coisa melhorando a sua vida. Existe uma história  sobre o  Warren Buffet (se não sabe quem é faça uma pesquisa no Google) que ilustra a importância de escolher o melhor dos melhores.
"o Sr. Buffett  quis  ajudar um dos seus empregados a ter sucesso na vida profissional, sugeriu então que o funcionário enumerassem uma lista das vinte e cinco coisas mais importantes que pretendia vir a  realizar nos próximos anos.  Depois de ter a lista,  pediu ao empregado  que escolhesse apenas  as cinco mais importantes.

Tudo parecia bem até que o Guru dos Mercados Financeiros fez mais uma pergunta: "O que  vai fazer com as outras vinte coisas da sua lista ? '

O funcionário respondeu: "Bem, o top cinco são meu foco principal, mas as outras vinte surgem em segundo plano.  No entanto continuam a ser importantes pelo que eu vou trabalhar de forma a conseguir realiza-los  à medida que vou resolvendo os top 5 . Não são tão urgentes, mas de qualquer forma eu ainda pretendo dedicar algum dos meu esforço a tentar atingi-las. "
O Sr. Buffett  então surpreendeu o empregado com a sua resposta : " Você não percebeu nada ... Tudo o que não escolhe para o seu top 5, na verdade tornaram-se situações a evitar a todo o custo na lista."

Steve Jobs também disse algo semelhante numa entrevista há alguns anos:
"As pessoas que acham que focalizar significa dizer “sim” para aquilo em que se concentra. Mas nem sempre é isso o que significa. No fim do dia e bem vistas as coisa significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Assim tem de apreender a escolher com cuidado. Na verdade, estou tão orgulhoso das coisas que não fizemos como as coisas que eu fiz. Inovação é dizer não para 1000 novas ideias ".

Eliminando desvantagens óbvias, como maus hábitos e dívida vai proporcionar uma melhoria na sua vida; eliminando coisas que são  boas para si, vai fazer que se possa concentrar realmente no melhor do melhor da sua vida e prosperar.

Além de eliminar desvantagem (e possivelmente até coisa boas), vais ter resoluções para este ano e resto de sua vida,  evitará assim erros estratégicos na sua vida; quando vir sinais vermelhos, provavelmente vai mudar de direcção, mas seguir o seu caminho . A sua vida será muito mais fácil e com mais oportunidades do que você pensar e do que você tem actualmente
Se actualmente faz muitos erros na sua vida, não desespere. O Buraco já está aberto, mas o primeiro passo para sair desse buraco é parar de cavar. Resolva hoje ainda o  que está a fazer mal de forma a evitar mais erros que lhe possam mudar a sua vida. Depois disso, é  começar a trabalhar seu caminho para sair do buraco, fazendo o que tem que fazer para endireirar a sua vida . Não é fácil e  vai levar tempo, mas a melhoria e reviravoltas são possíveis. Muitas pessoas têm fazem e fizeram essa mudança e também você o pode fazer.
Quais são os seus objectivos através de Via  Negativa para 2015 ?



Sem comentários:

Enviar um comentário